O Potencial do Biogás

A crescente busca por soluções energéticas sustentáveis tem colocado o biogás no centro das atenções. Embora já consolidada na Europa, mas só nos últimos anos merecendo estudos no Brasil, essa fonte de energia renovável, que resulta da decomposição anaeróbia da matéria orgânica (esterco, restos de alimentos e resíduos agrícolas, lodos de ETEs), oferece um notável leque daquilo em que pode ser convertida: em biogás puro e simples, em energia térmica e elétrica, em biometano, além do biofertilizante, que é o que sobra no final.

A produção de biogás é um mecanismo natural. A matéria orgânica, ao sofrer a decomposição anaeróbia (na ausência de oxigênio livre), libera gases como metano e dióxido de carbono. É o que ocorre nos pântanos e quando se tem os resíduos sólidos enterrados. O processo controlado ocorre em biodigestores.

Mas o que precisa ser destacado é que o melhor aproveitamento será determinado pelo estudo de viabilidade desenvolvido por consultor especialista, que levará em conta, principalmente, a qualidade e a quantidade do substrato disponível, além da logística exigida para a recolha diária. É a partir dessas informações que a planta de biogás será dimensionada e definido o arranjo tecnológico a ser empregado.

Por conta da necessidade contínua do substrato, um dos desafios enfrentados na produção de biogás é justamente o fornecimento contínuo e regular da quantidade diária da principal fonte de matéria orgânica que alimentará no sistema. Portanto, a gestão eficiente desses resíduos é imprescindível para manter a produção constante de biogás. Estratégias como a otimização da mistura de resíduos podem minimizar essas variações.

Os avanços para a produção de energia elétrica a partir do biogás têm ampliado as possibilidades do setor. A eficiência cada vez maior dos geradores a biogás torna essa alternativa muito interessante. Além disso, a produção de energia elétrica a partir do biogás contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, o que resulta numa matriz energética mais sustentável.

Outro desdobramento importante é a produção de biometano, obtido a partir da purificação do biogás, que remove o dióxido de carbono e impurezas como o H2S, composto de enxofre altamente corrosivo, resultando em um combustível de qualidade similar à do gás natural. O biometano pode ser utilizado como alternativa sustentável em veículos, substituindo combustíveis fósseis e reduzindo as emissões prejudiciais ao meio ambiente.

À medida que a demanda por fontes de energia limpa aumenta, a produção de biogás desempenhará papel cada vez mais significativo. Inovações contínuas estão moldando o futuro da tecnologia, visando aumentar a eficiência e a viabilidade econômica. A pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias de biodigestão, métodos de armazenamento de biogás e a expansão do uso de biometano estão entre as áreas de foco que impulsionarão o setor.

Por tudo isso, o biogás é uma solução energética fantástica, proporcionando não apenas fonte de energia renovável, mas também contribuindo para a gestão sustentável de resíduos orgânicos que, se não for bem feita, afeta a qualidade da saúde das pessoas, dos animais e do ambiente. Seja na produção de energia elétrica, biometano ou biogás para aplicações diversas, essa tecnologia oferece direção promissora para um futuro mais limpo. À medida que as tecnologias evoluem e a sensibilização sobre a importância da sustentabilidade cresce, o biogás continuará desempenhando papel vital na transição para um mundo mais verde.

E com o bônus do biofertilizante. Se se levar em conta que o Brasil é um dos maiores consumidores e importadores de fertilizantes sintéticos, o uso do biogás terá impactos positivos em muitos setores para os indivíduos, para a sociedade e para a natureza. Esta a nossa aposta!

Picture of Gilmar
Gilmar

Mestre em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos pela Universidade Nova de Lisboa, Especialista em Educação Ambiental e em Gestão Ambiental e Sanitária e Técnico em Meio Ambiente.

Facebook
LinkedIn