Os princípios do ESG precisam ser popularizados.
Mas o que é ESG, afinal? As letras da sigla em inglês significam: ambiente, social e governança, que têm a ver a responsabilidade das corporações para com a sociedade.
Até bem pouco tempo as empresas preocupavam-se apenas com o lucro para os seus acionistas. Hoje, elas sabem que precisam se comprometer, também, com as pessoas e com o meio ambiente, se quiserem continuar existindo.
Mesmo sendo um conceito econômico, o ESG encerra uma visão global e favorece a cumplicidade entre o meio ambiente, a organização social e o mundo corporativo.
Já se percebe que as mudanças climáticas têm poder para colapsar a sociedade humana. Chuva excessiva num ponto e a falta dela em outros; calor quando devia fazer frio e vice-versa; a escassez de água, a fome crescente… Os efeitos das mudanças climáticas precisam ser minimizados, e as corporações já entenderam o recado da natureza. Precisam, portanto, desenvolver políticas para o descarte correto dos resíduos, por exemplo, precisam mapear todos os impactos que a atividade gera, para minorar os negativos.
ESG tem que ser mais que uma sigla no jogo de faz-de-conta; pode ser a principal alternativa para uma relação de equilíbrio, entre empresas, a sociedade e o meio ambiente. E isto dá lucro, além de aumentar a reputação da companhia.
E com o nosso time de especialistas, podemos ajudar sua empresa.