COP-27

Que bacana uma COP na África! A COP 27 está rolando no Egito.
Essas conferências mundiais são fantásticas à primeira vista; querem propor soluções para as crises socioambientais e climáticas, mas… acolhem generosamente os lobistas das energias fósseis, enquanto tratam a cassetete as pessoas comuns que não lhes aplaudem. Que tão melhores seriam, se dessem voz às minorias que o sistema que validam transforma em vítimas. Mas receberam uns indígenas com seus cocares exuberantes. Sim! E daí?
No fim da festa, porém, só mais um ponto será acrescentado à linha do tempo dos eventos de “cuidados” ambientais. E isto será ensinado nas escolas como algo importante, enquanto as condições socioambientais são degradadas aceleradamente.
Como dizia um professor, “A crítica é o mais poderoso veículo da evolução humana”. O silêncio omisso, no entanto, empresta valor às ações que têm o ambiente como um quadro poliânico dissociado das questões sociais, transformando tudo no que já é. 
E que venha a COP-28, para tratar dos temas aprovados na 27, mas que deram em nada.
Picture of Gilmar
Gilmar

Mestre em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos pela Universidade Nova de Lisboa e pós graduado em Gestão Ambiental e Sanitária.

Facebook
LinkedIn