RESÍDUOS SÓLIDOS
Uma das maiores complexidades da vida contemporânea nas cidades, principalmente, é o gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos cada vez em maiores quantidades. Quando descartado incorretamente, é causa de poluição e de contaminação do ambiente, o que acaba ameaçando a saúde humana.
Infelizmente, ainda prevalecem duas práticas nefastas utilizadas pelos gestores públicos: ou encaminham para longe dos centros urbanos, longe dos olhos, ou adotam o plantio do “lixo”, em aterros sanitários, sem perceberem que há ganhos econômicos, sociais e ambientais com o aproveitamento dos resíduos a que chamam de lixo.
A GBF desenvolve estudos de dimensionamento e de substratos para a conversão dos resíduos orgânicos em biogás por meio de biodigestores comerciais e elabora o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) para que empresas e prefeituras conheçam os tipos e volumes de resíduos que produzem e possam, assim, fazer o melhor aproveitamento.
E isto não é um luxo, mas exigência da Lei 12.305/10 , que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, finalmente, quase doze anos depois, foi regulamentada pelo Decreto Federal nº 10.963/22.
Perante a lei, quem produz o resíduo é o responsável pelo seu descarte correto. E o lixo tem potencial enorme para passar de passivo ambiental a fonte quase infinita de recursos econômicos e sociais, além do cuidado com o meio ambiente. Preencha o formulário abaixo e conte como podemos ajudar a sua empresa ou a sua prefeitura a fazer o gerenciamento correto dos resíduos.
©2021-2023 GBF SOLUÇÕES AMBIENTAIS LTDA | Desenvolvido por Bizzz Negócios Digitais