O Sistema Interligado Nacional - SIN

No Brasil, a produção de energia elétrica é em grande parte interligada e distribuída pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), com exceção de algumas regiões na região Norte. O SIN é dividido em quatro subsistemas, e é graças a essa integração que a energia elétrica que recebemos pode ser atestada como proveniente de fontes limpas e renováveis, ou não.
 

É possível, sim, saber com segurança a origem da energia que consumimos. Isso é garantido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que registra todos os contratos das geradoras e comercializadoras de energia do mercado. Dessa forma, é possível afirmar com certeza que o fornecedor Y, por exemplo, disponibiliza energia de fonte eólica.

Essa garantia é essencial para validar os Certificados de Energia Renovável, que atestam que uma empresa consome energia limpa e renovável. Esses certificados são fundamentais para as empresas que buscam reduzir sua pegada de carbono e se tornar mais sustentáveis. Com o aumento da conscientização sobre a importância da questão, a demanda por energia limpa e renovável tem crescido significativamente, o que torna os Certificados de Energia Renovável uma ferramenta cada vez mais importante no mercado de energia elétrica.

Picture of Gilmar
Gilmar

Mestre em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos pela Universidade Nova de Lisboa e pós graduado em Gestão Ambiental e Sanitária.